sexta-feira, 22 de julho de 2011

Reforma Política não encontra pontos comuns entre governo e oposição no Congresso Nacional


A Reforma Política tem sido tratada com certo receio pelo parlamento nacional. Foi levada várias vezes para a discussão em Plenário, mais sempre foi adiada, já que não se chega a pontos comuns entre governo e oposição, sobre o tema. “Eu sou favorável à fidelização partidária, já que a maioria das decisões políticas devem ficar no âmbito dos partidos políticos. Precisamos dar importância ao voto ideológico e não ao voto personificado na imagem do candidato. A participação democrática exige a filiação a partidos que vão ao encontro das ideologias políticas. Além do mais, a fidelização partidária evitaria a eleição de candidatos inexpressivos na política, despreparados para assumir cargos importantes em defesa dos interesses públicos, como ocorreu nas últimas eleições”, comenta Flávio Ferraz Avezum, presidente do parlamento pedreirense.


O vereador e 1º secretário da Câmara de Pedreira, Silvio Bernardin também apóia a aprovação da fidelidade partidária, “a democracia exige participação política da população e o maior exemplo dessa participação está nos partidos políticos. No final das contas toda a proposta gira em torno da fidelização partidária e eu estou de acordo com a proposta de valorização da fidelidade política”, analisa o vereador.

José Luis Nieri, 2º secretário da mesa diretora do Legislativo de Pedreira concorda com a proposta da Reforma Política apresentada no Congresso, mas faz algumas ressalvas: “a candidatura de qualquer agente político tem sua base na constituição dos partidos políticos e na conseqüente fidelização a sua ideologia. Se a proposta for aprovada, com certeza vai trazer benefícios ao País, mas é preciso deixar claro que essa fidelização ao partido não pode engessar as ações dos agentes políticos, que devem ter liberdade para expor suas idéias, mesmo indo de encontro ao que defende seu partido”, salientou Nieri.

Essa é a mesma idéia que defende o vereador Marcelo Donizette Duó: “os partidos são importantes para as ações políticas dentro do Brasil, mas muitas vezes suas ideologias são contrárias às necessidades exigidas pela população. Nós como agentes políticos, temos que ter liberdade de expressão e livre iniciativa para defender, acima de tudo, as necessidades do eleitorado e da população em geral”, enfatiza.

O grande impasse para a votação da fidelidade partidária, está na dependência do parlamentar (deputados e vereadores) e agora dos detentores de cargos majoritários (prefeitos, governadores, senadores e presidente da República), dos partidos políticos. Até agora, os agentes políticos podiam trocar de partido para conquistar mais votos em qualquer pleito eleitoral, mas com a nova lei que tramita no Congresso, a mudança de partido pode causar a cassação de mandato do político. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já deu seu parecer favorável a cassação por mudança de partido e a decisão do tribunal deve ser mantida, mas a discussão sobre o assunto ainda está na pauta da Câmara dos Deputados Federais.

Câmara de Pedreira quer incentivar participação dos jovens na vida política


Atual Legislatura do Parlamento Jovem de Pedreira tem se destacado na atuação política do município

Com o objetivo de incentivar e estimular cada vez mais a participação de jovens na vida política, a Câmara Municipal de Pedreira sugeriu, na última Sessão Ordinária, através da Indicação nº 130/10, de autoria do vereador José Luis Nieri (PPS), que o Executivo local realize estudos para permitir a possibilidade de jovens de Pedreira, em especial alunos das escolas municipais e particulares, poderem acompanhar um dia de trabalho do prefeito.

De acordo com o autor da Indicação, "é muito importante que os jovens, desde cedo, possam tomar conhecimento sobre o trabalho realizado pelo prefeito em seu município. Isso fará com que os jovens comecem a se interessar cada vez mais pela política, ainda no âmbito escolar, preparando-se melhor para tornarem-se futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade em que estão inseridos".

A proposta do vereador Nieri surgiu quando Mateus Pieri, um jovem estudante do Colégio Objetivo de Pedreira, passou um dia acompanhando os trabalhos do prefeito, já que tem interesse em seguir a carreira política. Nieri parabenizou a iniciativa de Mateus e resolveu estender a oportunidade aos demais jovens do município.

Pedreira é destaque no Parlamento Metropolitano devido a leis de Segurança Pública


O município de Pedreira foi destaque na última reunião do Parlamento Metropolitano, que reúne os 19 presidentes das Câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC), devido a implantação de duas leis importantes no setor de Segurança Pública: nº 2.528/2005 que dispõe sobre regras para a concessão de licença de funcionamento de bares no município (Fecha-Bar) e nº 2.921/2009 que proíbe, no município, a utilização de capacetes pelo condutor e pelo passageiro de motocicletas, quando do ingresso e permanência nos estabelecimentos públicos e privados e quando a motocicleta se encontrar estacionada. As leis foram apresentadas pelo atual presidente da Câmara de Pedreira, Flávio Ferraz Avezum (PSB).


Ambas as leis saíram de sugestões de vereadores. A Lei do “Fecha –Bar” foi sugerida pelos ex-vereadores José Luis Nieri (PPS) e Marcelo César Dantas Celloto (PPS) da última Legislatura e a “Lei do Capacete” foi sugerida pelos vereadores Dario Gomes de Oliveira (PSB) e Mário Wilson Fratta - Nino Fratta (DEM), que participaram da última Legislatura e foram reeleitos.

Pedreira se destacou no Parlamento da RMC porque muitas cidades da região ainda não implantaram essas leis que têm sido sugeridas constantemente pelo atual presidente do Parlamento Metropolitano, George Julien Burlandye presidente da Câmara de Vereadores do município de Hortolândia.


Na última reunião do Parlamento Metropolitano, que foi realizada no município de Americana, a questão da Segurança Pública foi tema de debate, pois tem sido algo preocupante na RMC. O tema será ainda mais aprofundado no I Fórum de Segurança Pública da RMC que ocorre no dia 21 de Setembro e está sendo promovido pelo Parlamento Metropolitano, com participação de todos os presidentes das Câmaras da RMC e diversas autoridades que atuam no setor.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Delegado Seccional vistoria obras da nova Delegacia de Pedreira

O Delegado Seccional de Mogi Guaçu, Dr. Nestor Sampaio Penteado Filho, acompanhado do Delegado de Polícia Titular de Pedreira, Dr. Marcelo Grandinete, do chefe dos escrivães, José Luis Nieri, do vice-prefeito Antonio Ganzarolli Filho, e do vereador Nino Fratta, esteve visitando as obras de construção da nova Delegacia de Polícia de Pedreira, sendo recepcionado na ocasião pelos engenheiros da empresa responsável, e engenheiros e diretores da Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas.
A Prefeitura Municipal de Pedreira, através de convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, está construindo a nova sede da Delegacia de Polícia em área localizada nas proximidades da Central Municipal de Saúde “Dr. Euclides Nery Junior”. 
Durante sua visita, o Delegado Seccional, elogiou os serviços, pela qualidade dos materiais e mão de obra, sugerindo pequenas mudanças que serão efetuadas pela empresa responsável, com a supervisão dos engenheiros da Administração Municipal. “A nova Delegacia de Polícia de Pedreira segue o sistema que o Governo do Estado vem implantando um projeto de modernização, informatização e humanização, visando oferecer um atendimento rápido, moderno e de orientação à população”, destacou o Delegado Seccional, Dr. Nestor Penteado.
  
O prefeito Hamilton Bernardes Junior ressalta que o Governo Estadual repassará o valor de R$ 326.976,31 correspondente à obra e a Prefeitura de Pedreira, em contrapartida, doou a área. A nova Delegacia de Polícia de Pedreira contará com o Registro Digital de Ocorrências (RDO) e com o atendimento realizado por senhas eletrônicas.

Polícia Civil prende bando que matou comerciante no início do mês

O latrocínio começou a ser esclarecido no último dia 15 de dezembro com a prisão dos cincos suspeitos de participar do crime.

O crime ocorreu no dia primeiro deste mês por volta das 20h45m, na rua Carlos de Aguiar Maya, no bairro Vale Verde, quando a vítima, um comerciante, morador no bairro, chegava em casa com seu carro. Ao parar para abrir o portão foi abordado pelos seis indivíduos em três motos que anunciaram o roubo e mataram o comerciante.


O delegado Dr. Marcelo G. Adelino, os policiais civis Nieri e Marcio estiveram no local acompanhando o trabalho da perícia. Na mesma noite, deram início às investigações para prender os criminosos.


Segundo Nieri, os policiais chegaram ao bando , depois de denúncias, filmagens e depoimentos colhidos no inquérito policial e na quarta feira do dia 15, foi realizada a operação que prendeu cinco integrantes do grupo, dentre eles, quatro menores de idade, um maior, além de uma moça acusada de guardar a arma usada no crime e drogas. O maior de idade participante do crime, também foi preso por tráfico e pelo crime de latrocínio.


Já com o crime praticamente esclarecido, os policiais civis identificaram o sexto participante e sua prisão foi pedida e concedida pela Justiça. Na tarde da última sexta-feira, dia 24, policiais militares (PM) lograram em prendê-lo no centro da cidade.


Os seis participantes permanecerão presos e custodiados à disposição da Justiça.

Mário Quintana


"Somos donos de nossos atos,mas não donos de nossos sentimentos;Somos culpados pelo que fazemos,mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos...Atos sao pássaros engailoados, sentimentos são passaros em vôo.

Grupo Revelação - Tá Escrito.

UM DESAFIO COMPLEXO


Nesta semana, vou deixar a crônica de lado e relatar um pouco da história de ser um policial, o desafio do dia-a-dia, as tensões diárias que os afetam, os ataques da imprensa e de certos grupos da comunidade, ansiosos por explorar qualquer erro, por pequeno que fosse, cometidos por aqueles que usam o uniforme azul ou preto e conduzem seu distintivo de Policial.



Nos meus treze anos de policial, aprendi em minha vida, a conhecer - como conhecem todos os policiais - o verdadeiro significado de ser um policial.




Como alguém que sempre considerou os policiais como um “grupo de paranóicos”, cheguei a descobrir nesse contato diário, as virtudes que um bom policial possui, como suspeitar de tudo e de todos. Como quase todos os outros Policiais, meu contato constante com o crime não tardou a me fazer usar uma arma quando saía para qualquer lugar, mesmo estando fora de serviço. Comecei a preocupar-me com quem estava perto de mim e as coisas começaram a ter um novo significado; como exemplo, atentar-se a uma porta entreaberta, àquele indivíduo parado na esquina escura, àquela placa de automóvel ilegível. Meus amigos e meus familiares me disseram que minha personalidade havia começado a mudar e eu – que antes sempre parecia ter uma crítica contra os Policiais na ponta da língua – comecei a sentir-me ofendido ao ouvir esses comentários de críticas, até ao ponto em que, mais de uma vez, entrei em acirradas discussões, defendendo os Policiais. Vi pessoalmente que o bom Policial reúne, em sua tarefa diária, características e técnicas de todas profissões, um pouco de psiquiatria, conselheiros matrimoniais, assistentes sociais, sacerdotes, médicos e até algumas outras. Também reconheço que não há outra pessoa a quem possamos recorrer quando precisamos de ajuda nas crises e problemas que qualquer Policial enfrenta no seu cotidiano. Quem senão ele vai falar com uma família que tem problemas às três horas da manhã de um domingo? Quem senão ele entrará em um edifício escuro que está sendo roubado? Quem senão ele se atreveria enfrentar um criminoso armado? Ninguém deseja estar em contato diário com as tragédias humanas, mesmo quando se trata de salvar vidas ameaçadas.




Na minha nova condição, com freqüência me perguntava por que um homem poderia querer tornar-se Policial e por que continuava na instituição. Com certeza, não é pela atração de enfrentar uma constante falta de respeito ou os insultos do dia-a-dia; nem pelas restrições legais, que fazem a sua tarefa cada vez mais difícil; ou a longas horas de trabalho e os baixos salários; nem os riscos de perder a vida tratando de proteger pessoas que muitas vezes, nem parecem estar interessadas em ser mais ajudadas.




Essas perguntas ficaram mais freqüentes quando presenciei um colega de serviço “tomar” sete tiros no corpo num dia comum de plantão.




A única resposta que pude achar para essas perguntas está baseada em minha limitada experiência como Policial: noite após noite chego em casa com um forte sentido de satisfação por minha contribuição à sociedade. E isso eu não senti em nenhum outro trabalho. Por algum motivo especial, esse sentimento parecia ser muito superior àquela falta de respeito, ao tédio e ao perigo.




Já é hora de que deixemos de apresentar as pessoas a mensagem de que ser Policial implica em algo mau ou aviltante. Isso também eu “vivi” pessoalmente não faz muito tempo, quando tinha chegado de uma investigação em outra cidade. Eram quase sete horas da noite de uma segunda-feira e estava com o uniforme da Polícia Civil (camiseta preta com as inscrições nas costas). Percebi que não daria tempo suficiente para trocar de roupa e tinha que ir diretamente para uma sessão de Câmara. Um amigo me disse: “você não vai com essa roupa, vai?”. Em primeiro momento essa pergunta me deixou sem saber o que contestar, porém de imediato reagi e disse que não seria certo, se eu fosse com roupas que afrontasse ao pudor. Então – me disse – que inconveniente pode haver em aparecer com um uniforme que apresenta proteção e serviço para a sociedade? Por que não? Repliquei ao meu amigo, com um sorriso e acrescentei: “sinto-me orgulhoso de ser um Policial”.




Espero que àqueles que muitas vezes condenam a ação de um Policial, reflitam do valor da expressão: “não devemos julgar as ações de outro até que tenhamos andado pelo menos um quilômetro com seus sapatos”. Esses treze anos de experiência não representam um quilômetro na vida de um Policial, mas posso dizer que calcei esses sapatos. Dei alguns passos com eles e vi as dificuldades que enfrentam aqueles que os usam dia após dia. Esses poucos passos deram-me um entendimento do como respeitar o trabalho desenvolvido pelos muitos bons policiais.




Há, quanto ao colega que “tomou” sete tiros, a semana que vem eu conto. Mais adiantando é uma história triste.

Novas prisões por tráfico de drogas.


Intensifica o combate ao tráfico de drogas.

Na última sexta feira, dia 05, guardas municipais conseguiram apreender porções de maconha, na posse de um rapaz que estava na quadra da creche do bairro Rainha da Paz. O local já vem sendo monitorado pela polícia por ser ponto de venda de drogas. à tarde, guardas receberam denúncia de tráfico no local. Ali, viram o rapaz acompanhado de um adolescente, em atitude suspeita. Vendo a chegada da viatura o maior, jogou as porções no chão e tentou fugir, mas foi preso e autuado em flagrante delito.

"Não é a primeira vez que essa pessoa é presa, aliás, ele saiu da cadeia há apenas alguns dias, acusado de tráfico". ressaltou um policial. O adolescente foi liberado.

.Programa do RATINHO no SBT Ratinho faz reportagem sobre Pedreira (cidade turística)


A convite do ex-vereador Marcelo Ancona, o repórter Nei, do programa do Ratinho, juntamente com sua equipe estiveram na cidade de Pedreira para filmarem os pontos turísticos e divulgar os produtos diversificados vendidos aqui. Na ocasião da reportagem, estiveram acompanhando os trabalhos da equipe, o diretor de turismo Ivam Belloli, o lojista e ex-vereador Mauro Bozi e o vereador José Luis Nieri, além de Ancona.
A reportagem foi ao ar, na última segunda-feira, dia 04/10, no programa do Ratinho e teve como meta divulgar o turismo de Pedreira, além dos produtos aqui fabricados e vendidos.
"Cumpre ressaltar a iniciativa do Marcelo, visto que a reportagem, em torno de 4 minutos de duração, irá mostrar a cidade em rede nacional e o principal, sem custo nenhum para para os lojistas", ressaltou o vereador Nieri .

Câmeras de monitoramento serão instaladas em breve


O vereador Nieri, acompanhado dos secretários Silvio e Valtir Aló, estiveram em São Paulo, na Secretaria de Segurança buscando informações do projeto de monitoramento a ser implantado na cidade. Ao todo serão 32 câmeras de vigilância nas saídas da cidade e pontos estratégicos projetados por técnicos de engenharia em conjunto com as forças de segurança da cidade. "Como o projeto será realizado com verba do governo estadual, necessita de manifestação dos comandos das polícias civil e militar, o que está sendo concretizado. Em seguida será encaminhada ao governador para a anuência final. Acredito que em breve a verba estará a disposição da cidade e todo o projeto será colocado em prática". concluiu o vereador Nieri, um dos idealizadores do projeto.

Dupla é presa após roubar empresa


Policiais Militares conseguiram prender uma dupla de assaltantes, logo depois de roubarem uma empresa na cidade, do ramo de construção civil. A dupla aguardava a chegada da funcionária trazendo o pagamento que seria feito aos funcionários. Armados, anunciaram o roubo e renderam os funcionários, levando o dinheiro, celulares e carro. Na fuga, foram perseguidos pelos policiais e abandonaram o veículo na saída da cidade, invadindo uma loja e mantendo a funcionária refém. Após negociação os dois bandidos foram presos. Um deles já era procurado da Justiça. Armas, dinheiro e os demais objetos roubados foram recuperados.

Bandido é baleado pela GM em troca de tiros

Um bandido foi baleado pela Guarda Municipal depois de uma tentativa de assalto em Pedreira. De acordo com a GM, dois homens foram pego em flagrante roubando um comércio no bairro Vila Canesso. Na fuga, houve troca de tiros. Um dos bandidos foi atingido duas vezes, por isso foi levado para o Hospital Municipal. O outro assaltante conseguiu fugir.


Documento de identidade gratuitamente !

A Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, instalada na rua Siqueira Campos, 294, começou a emitir Cédula de Identidade gratuitamente. O pedido foi feito através de Indicação do vereador José Luis Nieri. "Anteriormente, a pessoa que necessitava retirar a Carteira de Identidade, inicialmente precisava dirigir-se a um despachante e preencher uma ficha que custava em torno de R$ 10,00. Agora, o interessado poderá comparecer diretamente na Secretaria e não pagar nada mais. Os mais pobres serão os beneficiados". ressaltou o vereador.

Ex-delegado Valtir José Aló é o novo Secretário de Segurança e Cidadania de Pedreira

O ex-delegado Titular do Município de Pedreira, Dr. Valtir José Aló, assumiu o comando, na terça-feira, 5 de outubro de 2010, da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, durante solenidade que contou com a participação do prefeito Hamilton Bernardes Junior, vereador José Luis Nieri, representantes da Guarda Municipal, Comissão Municipal de Trânsito, Defesa Cilvil, Polícia Militar, Polícia Civil, CIRETRAN e DITRAN. Valtir José Aló é formado em Direito pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal, atuou como escrivão de Polícia por 14 anos e como Delegado de Polícia por 17 anos, na cidade de Pedreira, respondeu como delegado Titular por 9 anos, divididos em dois períodos. Aposentou-se em agosto de 2009 e agora atendendo convite do prefeito Hamilton estará respondendo pelos trabalhos da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, vaga desde a saída do ex-secretário Nieri. A Secretaria de Segurança, agrega a Guarda Municipal, Divisão de Trânsito, Defesa Civil e Comissão Municipal de Trânsito. Durante a solenidade de posse, a tropa da Guarda Municipal foi devidamente apresentada ao prefeito Hamilton e ao novo secretário. “A Guarda Municipal, criada durante minha primeira gestão como prefeito, em 1996, vem desenvolvendo um trabalho muito importante. Com a chegada do Dr. Valtir tenho a certeza que este serviço prestado a população irá melhorar ainda mais, pois o ex-delegado já conhece os problemas e pontos críticos da segurança no Município. Tenho grande expectativa nesta gestão”, enfatizou o prefeito Hamilton em seu pronunciamento.O ex-delegado Dr. Valtir José Aló, prometeu empenho em este novo desafio. “Vou retribuir a confiança em mim depositada pelo prefeito Hamilton, com muita dedicação e trabalho, atuando em conjunto com as polícias Militar e Civil, para levar tranquilidade e segurança aos pedreirenses”, ressaltou Valtir.A Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania tem sua sede localizada na Rua Siqueira Campos, nº 294, Centro. Telefone de contato: (19) 3893-3272.

Vereador sugere que a prefeitura financie confecção de Carteira de Identidade para a população


Em sessão ordinária da Câmara municipal, o vereador José Luis Nieri (PPS) sugeriu, através da indicação n. 08/10, que a prefeitura financie a confecção da cédula de identidade (RG) para a população.

De acordo com a proposta, para a confecção da cédula de identidade, o cidadão é obrigado a desembolsa de R$ 5,00 a R$ 8,00 para preenchimento de um documento chamado "ficha de identificação civil", antes da confecção da carteira de identidade e para tirar a segunda via do documento gasta em torno de R$ 24,60, o que muitas vezes pode trazer dificuldades financeiras principalmente para famílias de baixa renda do município.

"As famílias de baixa renda geralmente tem dinheiro contado para satisfazer suas necessidades básicas e imediatas e não podem gastar com a confecção de documentos. Minha sugestão é que a prefeitura financie a confecção das carteiras de identidade porque não causará grande impacto financeiro no orçamento do município e ao mesmo tempo incentivará a emissão de documentos de identidade, já que um grande número de pessoas não tem sua identidade em Pedreira", analisou Nieri, autor da propositura.

A indicação n. 08/10 foi encaminhada ao Prefeito para análise. Cabe a ele acatar ou não a sugestão do vereador.